quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que é Nirvana?


Walpola Rahula em seu texto “As Quatro Sublimes Verdades” é bem enfático quando diz que o Nirvana não é uma decorrência de determinadas atitudes, que não existem métodos que levem necessariamente à realização do Nirvana, e que, por esta razão, a extinção da ‘sede’ não é natural, ou seja, não é conseqüência de determinados comportamentos. Embora exista um caminho que possa conduzir à realização do Nirvana, o trilhar deste caminho não é a causa da sua realização. O Nirvana é realização, não resultado de um método.

Sendo assim, pensar que o Nirvana seja uma realização natural é incorreto porque implicaria aceitar o Nirvana como sendo facilmente acessível desde que sejam usados métodos para alcançá-lo. A grosso modo, não existe uma receita que produza Nirvana.

Um comentário:

  1. Oi Talita! Fico muito contente em ver q continua escrevendo, e escrevendo bem... Tinha um tempo q eu não acessava teu blog, mas permaneço sendo apreciador do teu trabalho... Vc saiu do orkut e a gente acabou perdendo contato, mas gostaria q comunicassemos por e-mail... anota o meu aí: geraldoramiere@gmail E tenho um convite bacana pra ti: dia 18/12, num sábado, o Grupo D'armas (do qual faço parte, e o Marley tb) fará um sarau aqui em Planaltina (a própria Trupe por Um Fio vai se apresentar), e seria muito legal q vc viesse... até o fim desta semana faremos um flyer, q eu te repassarei por e-mail...
    Tenho certeza q vc adorará este evento! E não some não moça! Abração! RAMIERE

    ResponderExcluir